cover
Tocando Agora:

Bolsonaro não tem direito a auxílio-reclusão; benefício é exclusivo para dependentes de presos de baixa renda!!

Auxílio-reclusão

Bolsonaro não tem direito a auxílio-reclusão; benefício é exclusivo para dependentes de presos de baixa renda!!
Bolsonaro não tem direito a auxílio-reclusão; benefício é exclusivo para dependentes de presos de baixa renda!! (Foto: Reprodução)

RWTL NEWS *** Bolsonaro não tem direito a auxílio-reclusão; benefício é exclusivo para dependentes de presos de baixa renda!!


Auxílio não é pago ao detento e possui limite de renda; Justiça manteve benefícios de ex-presidente


Por Redação RWTL

07 de fevereiro de 2026


É falsa a informação que circula nas redes sociais de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria direito ao auxílio-reclusão. O benefício previdenciário possui regras claras e não se aplica ao ex-chefe do Executivo, além de não ser pago ao preso, mas sim aos seus dependentes legais.


De acordo com a legislação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o auxílio-reclusão é destinado exclusivamente às famílias de segurados de baixa renda, cuja última remuneração não ultrapasse R$ 1.906,04, valor de referência para 2025/2026. O benefício só pode ser concedido se o trabalhador estava contribuindo regularmente para a Previdência Social antes da prisão.


Outro ponto fundamental é que o recurso não vai para o detento, mas para dependentes como filhos menores de idade, cônjuge ou companheiro, desde que comprovada a dependência econômica. A finalidade do auxílio é garantir a subsistência da família, e não remunerar a pessoa presa.


No caso de Bolsonaro, além de não se enquadrar no critério de renda, ele não possui vínculo previdenciário que atenda às exigências legais para a concessão do auxílio-reclusão, o que inviabiliza qualquer possibilidade de recebimento do benefício.


Paralelamente, a Justiça Federal decidiu, em dezembro de 2025, pela manutenção dos benefícios vitalícios previstos para ex-presidentes da República, como equipe de apoio e segurança institucional. Esses benefícios, no entanto, não têm relação com o auxílio-reclusão e seguem normas próprias.


Especialistas alertam que a associação do nome do ex-presidente ao auxílio-reclusão é uma distorção das regras previdenciárias, frequentemente usada em conteúdos de desinformação. O benefício segue restrito a famílias de segurados de baixa renda, conforme determina a lei.